AI logo China 1    INFORMAÇÕES
    O Mandato da Amnistia Internacional

    A AI é um movimento internacional de direitos humanos que visa:

*  obter a libertação imediata e incondicional dos presos de consciência, ou seja, de pessoas detidas em qualquer parte do mundo devido às suas convicções, cor, sexo, origem étnica, língua ou religião, desde que não tenham usado ou advogado a violência,

*  assegurar a realização de julgamentos rápidos e justos de presos políticos,

*  abolir a pena de morte e a tortura ou qualquer tratamento cruel, desumano ou degradante.
 

    A História da Amnistia Internacional

    A AI foi criada pelo advogado britânico Peter Benenson em 1961. Ele ficou chocado ao ler a notícia de um jornal sobre o caso de dois estudantes portugueses que tinham sido condenados a sete anos de prisão por terem feito um brinde à "liberdade" num restaurante em Portugal. Benenson começou a pensar nas formas de convencer o governo português bem como outros governos autoritários a libertar vítimas de injustiça.Com o objectivo de conseguir a liberdade de prisioneiros políticos, Benenson e outros activistas lançaram uma campanha designada por "Apelo a favor de uma Amnistia em 1961" que se prolongou por um ano. A campanha foi divulgada internacionalmente a 28 de Maio de 1961 através de um artigo num jornal sob o título "Prisioneiros esquecidos".

    A AI é independente de qualquer governo, partido político ou credo religioso. Depende de contribuições individuais e de donativos dos seus membros e simpatizantes espalhados pelo mundo inteiro.Para proteger a independência da organização, todas as contribuições são estritamente controladas por directrizes emitidas pelo Conselho Internacional.

    A AI tem estatuto consultivo nas Nações Unidas (ECOSOC), na Unesco e no Conselho da Europa. Tem relações de cooperação com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos , a Organização dos Estados Americanos (OAU) e a Organização de Estados Americanos (OEA).

    É membro da Comissão para o Realojamento e Educação de Refugiados Africanos, da Organização da Unidade Africana.

    Em 1977 recebeu o Prémio Nobel da Paz.

    A Amnistia Internacional em Macau

    A Amnistia Internacional foi criada em 1987 por membros de diversas nacionalidades. Os seus membros encontram-se organizados em dois grupos locais.

Amnistia Internacional de Macau
Rua da Rosa, n° 15
Edifício Pak Wah, Mezz-B
Apartado 1064
MACAU
Tel   +853 - 301403
Fax   +853 - 301403
Internet   www.boes.org/ai/macau
E-mail   admin-mc@amnesty.org

  One more Human Rights webproject by BOES.ORG
barbed wire, splitversion